terça-feira, 5 de abril de 2011

Refrescar, com moderação!

         Uma cervejinha gelada ou um drink refrescante pode ser uma boa pedida para os dias quentes, num momento de descontração. Contudo, é preciso moderação. Afinal, qualquer bebida alcoólica, mesmo as mais "fracas", não são tão inofensivas assim.
   Ao contrário do que muita gente imagina, o álcool - incluindo a cerveja - desidrata o organismo.  O álcool tem um efeito de desidratação, aumentando a produção de urina, e conseqüentemente, a sede, o que leva as pessoas a beberem mais". Um truque para prevenir a ressaca é intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com bebidas não alcoólicas, ou combinar as bebidas alcoólicas com água mineral ou outras bebidas que não contenham álcool. O importante é nunca consumir bebidas alcoólicas com o estômago vazio. E quando o abuso acontecer, a dica é consumir bastante água de coco no dia seguinte, que possui baixo valor calórico e é fonte de nutrientes.

                     Quanto é Excesso?
    Configura excesso de álcool o consumo de 5 ou mais doses de bebidas alcoólicas em uma só ocasião por homens ou 4 ou mais em mulheres. Os feitos do álcool são diferentes em homem e mulher. As mulheres no geral, têm menos água no corpo que os homens, por isso o álcool ingerido por elas é menos diluído, com isso os efeitos são maiores. As mulheres também tendem a ter menor quantidade de enzimas, que fazem a quebra e neutralizam parte do álcool no estômago, antes dele entrar na corrente sanguínea. Os altos níveis de álcool no sangue geram riscos de queda de taxas de glicose, e aparecem tonturas, sudorese e desidratação, podendo levar ao topor ou até ao coma. Além disso, essas bebidas quando consumidas em altas doses também deprimem o sistema imunológico e facilitam a instalação de doenças infecciosas.

                                                                                                               
                                                                                                         Álcool engorda?
Além dos danos à saúde, o álcool engorda. Todas as bebidas alcoólicas se compoõem de álcool etílico que, metabolizado pelo organismo, transforma-se em hidratos de carbono, produzindo 7 quilocalorias por grama. O que difere uma bebida de outra são os seus teores alcoólicos, que determinam o número de calorias. Os destilados, como aguardente, uísque e gim, fornecem 238 quilocalorias por décimo de litro. O vinho fornece 85 quilocalorias e um copo pequeno de cerveja fornece 43 quilocalorias. Em comparação com os refrigerantes, que, apesar do açúcar, fornecem 42 quilocalorias por 100ml, as bebidas alcoólicas engordam mais!
Entre as bebidas alcoólicas, a cerveja é a que apresenta menor teor alcoólico, cerca de 3% a 8%, comparando com a média de 12% do vinho e de 40% a 50% dos destilados. Entre a caipirinha de pinga, vodka ou de saquê, a útlima é a opção menos calórica. Porém dependendo da fruta é colocada mais ou menos açúcar, o que torna a opção mais calórica. 


Um copo (350ml) de caipirinha de vodca ou de saquê com adoçante (jamais pinga, pois é muito calórica) pode ser uma boa pedida em uma balada. Outra opção para quem não quer quebrar a dieta é tomar uma dose de vodca misturada a um refrigerante diet ou light. Deve-se evitar a mistura entre álcool e bebidas energéticas, que levam cafeína. A adição de cafeína pode fazer usuários de álcool se sentirem menos bêbados, mas a coordenação motora e o tempo de reação visual são tão prejudicados quanto quando bebem álcool puro.


A dica é refrescar, com moderação! 


Post: Andréia Oliveira



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog