terça-feira, 29 de março de 2011

Como vai seu café - da - manhã?



Você sai de casa sem tomar café da manhã?
Há um grande numero de pessoas que saem de casa sem se alimentar pela manhã, achando que a falta desses alimentos irão auxiliar em uma futura perca de peso, o que já caracteriza um grande erro. O desjejum, mais conhecido como café – da – manhã, é a refeição mais importante no nosso dia a dia. Mas, por quê?




Existem prejuízos irreparáveis quando privamos o nosso organismo dessa refeição, ou ficamos por horas em jejum. A ausência dessa refeição tem indicado fatores graves de sobrepeso - segundo um estudo da Universidade da Califórnia, em agosto de 2005 - a explicação para esse risco são duas, e bem simples. A primeira é que, o nosso corpo entende o jejum como uma privação ou uma situação de perigo e assim economiza energia e armazena em forma de gordura para outros momentos que tenham necessidades, tornando o metabolismo lento. E a segunda é que, uma pessoa que passa muito tempo em jejum, quando vai fazer a primeira refeição acaba ingerindo uma quantidade maior de calorias, sobrecarregando uma única refeição, contribuindo assim para o ganho de peso.
Por isso o café – da – manhã é de suma importância, ele auxilia no controle do apetite, minimizando a ocorrência de uma compulsão por uma refeição mais calórica.




Fazer uma boa alimentação pela manhã, não significa comer muito, mas comer bem. O café – da – manhã representa 25% das colorias totais diárias, supondo que um adulto consuma 2.000 calorias ao dia, 500 calorias devem compor o desjejum. É importante observar a qualidade nutricional dos alimentos ingeridos, devem ser ricos em proteínas, carboidratos, complexos, fibras, vitaminas, minerais. Uma boa refeição matinal deve ser composta por leite, iogurte, queijos desnatados, pães integrais rico em fibras e frutas variadas ou sucos naturais. E evitar manteiga, e dar abertura para margarinas vegetais, livres de gorduras trans. 





Para as pessoas que praticam exercícios físicos logo pela manhã, a alimentação tem que ser de fácil digestão, para que não ocorra uma convulsão durante os exercícios físicos. Opte por alimentos ricos em carboidratos como bebidas isotônicas, uma fruta pequena, uma barra de cereal ou um suco/vitamina que dê energia suficiente para os exercícios. Lembrando que logo após as atividades o café tem que ser completado, pois é necessário para a recuperação, devem-se ingerir também proteínas, vitaminas e minerais.




Fica a dica:

Sugestões de café da manhã para dietas com aproximadamente 2.000 calorias.

* Sugestão 1 = 450 calorias
- 1 copo de leite (prefira desnatado ou semi-desnatado) com café (evite açúcar)
- 2 fatias pão integral com 1 fatia de peito de peru + 1 colher de chá de margarina (prefira margarinas livres de gordura trans)
- 1 fruta (Ex: maçã)


* Sugestão 2 = 500 calorias
- 1 pote iogurte natural + ½ xícara de granola + 1 colher sobremesa mel
- 2 torradas integrais com 1 colher sobremesa geléia de frutas
- 1 copo suco natural sem açúcar (Ex: laranja + mamão)


Sugestão de café da manhã para dieta com aproximadamente 1.200 CALORIAS (usada para perda de peso)

* Sugestão = 300 CALORIAS

- 1 copo de leite desnatado com adoçante ou 1 pote de iogurte light
- 1 fatia de pão integral + 1 colher de sopa de requeijão light + 1 fatia de peito de peru
- 1 xícara com frutas picadas (Ex: maçã, mamão e banana) com ½ suco de uma laranja



 
E o mais importante, BEBA ÁGUA SEMPRE!




Com todas essas sugestões e dicas, garanto que ao se alimentar pela manhã você terá sua energia renovada para o resto do dia, fazendo com que você trabalhe mais animado com maior atenção, se relacione bem com as pessoas e acima de tudo se sinta melhor.

Bom apetite!


Post: Luane Violatti
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog