terça-feira, 3 de maio de 2011


Desde o tempo da vovó se fala que a babosa é ótima para hidratar a pele e o cabelo. O que muita gente não sabe é que essa planta tem poderes curativos e nutritivos. Por isso, a babosa também é conhecida como a planta da beleza e da saúde.
A Aloe vera, conhecida popularmente no Brasil como babosa, é uma espécie de planta do gênero Aloe, nativa do norte de África. Encontram-se catalogadas mais de 200 espécies de Aloe, deste universo, apenas 4 espécies são seguras para uso em seres humanos, dentre as quais destacam-se a Aloe arborensis e a Aloe barbadensis Miller, sendo esta última reconhecida como a espécie de maior concentração de nutrientes no gel da folha.

Propriedades Medicinais
- Anestésica: seus princípios ativos têm uma notável capacidade de penetração até as camadas mais profundas da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas (receptoras da dor), interrompendo de modo reversível a condução dos impulsos.
- Antiinflamatória: possui uma ação similar à dos esteróides, como a cortisona, mas sem seus efeitos colaterais. Por isso é útil em problemas como bursite, artrites, lesões, mordida de insetos, etc.
- Antibiótica: possui capacidade bacteriostática, bactericida, fungicida e antiviral, elimina bactérias que causam infecções, inibindo sua ação danosa.
- Antitérmica: compressas feitas com o gel ajudam a baixar a febre.
- Cicatrizante: Penetra profundamente nas três camadas da pele (derme, epiderme e hipoderme), graças às presenças das ligninas e dos polissacarídeos. Restitui os líquidos perdidos, tanto naturalmente como por deficiências de equilíbrio ou danos externos, reparando os tecidos de dentro para fora tanto nas queimaduras (fogo ou sol) quanto às fissuras, cortes, ralados, esfolados, perdas de tecidos. São muitos benefícios tanto para uso tópico na pele como membranas e mucosas.
- Regenerador celular: A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e crescimento de novas células. Graças ao Cálcio que contém elemento vital na osmose celular, ajuda as células a manter seu frágil equilíbrio interno e externo.
Propriedades Nutricionais
Uma das características de maior importância da gelatina da babosa, é por conter 18 aminoácidos, entre eles, sete dos oito essenciais: Fenilalanina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Treonina, Valina, Ácido Aspártico, Ácido Glutâmico, Alanina, Arginina, Glicina, Histidina, Prolina, Serina, Tirosina, Cisteína e Hidroxiprolina; necessários para a formação e estruturação das porteínas, que são à base das células e tecidos.
Também contém minerais como, cálcio, fósforo, potássio, ferro, sódio, cobre, cromo, magnésio, manganês e zinco; todos indispensáveis para o metabolismo e a atividade celular. 
Aloe Vera contém também Vitaminas como, Vitamina A – excelente para visão, cabelo e pele; Vitamina B1, B3, B6, B12 – para o sistema nervoso central e periférico; Vitamina C – responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico e pela tonicidade dos capilares do sistema cardiovascular e circulatório.
Auxilia na digestão, evita azia e gases, pois possui grandes quantidades de enzimas necessárias para o processamento e aproveitamento dos carboidratos, gorduras e proteínas do organismo.
Além disso, é energética – revigora o apetite sexual, combate o estresse, a depressão, a anemia, e controla o diabetes e previne a má memória. Ativadora da circulação sanguínea, pois remove o excesso de gordura das artérias e também atua na desintoxicação – elimina as toxinas e ativa as funções dos rins e fígado.

O suco que auxilia no tratamento da gripe  e desintoxica o fígado:

O suco possui propriedades antiinflamatórias e antibacterianas. Prove! 

Ingredientes 
- 6 folhas de babosa 
- 1 copo (americano) de água ou suco de laranja 
- ½ maçã picada 
- 1 folha de couve picada 
Modo de fazer 
Tire os espinhos das folhas, lave e pique. Bata no liquidificador e coe. Despeje esse suco novamente no liquidificador junto com os demais ingredientes e bata. Tome em jejum uma vez por dia. 

Atenção: esse suco não é indicado para gestantes. A casca possui uma substância que pode provocar parto prematuro. 


Post: Andréia Oliveira


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog